Portugal envia equipa de 53 elementos para a Turquia para ajudar no resgate às vítimas
Ministro da Administração Interna disse que não há portugueses em risco no país.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse esta terça-feira que Portugal vai enviar uma equipa de 53 operacionais para ajudar no resgate às vítimas na Turquia.
A equipa, composta por elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e efetivos de Emergência Médica, integra a ajuda humanitária da União Europeia.
Em declarações aos jornalistas na mesma ocasião, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, explicou tratar-se de uma força conjunta com elementos da estrutura da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), elementos da UEPS da GNR, unidades do Regimento de Sapadores Bombeiros e uma equipa de intervenção médica do INEM para a segurança da própria força.
"Estamos a prever sair amanhã [quarta-feira] durante o dia. Já foram encontradas, em parceria com o Mecanismo Europeu, as metodologias que são necessárias para meter a força na Turquia, conjuntamente com outros esforços europeus e outras forças europeias que neste momento se estão a preparar", explicou.
A previsão é que a missão seja de 10 a 15 dias, mas poderá ser estendida, consoante aquilo que a equipa encontrar no terreno e em função da política externa portuguesa, acrescentou o responsável.
José Luís Carneiro disse ainda que não há portugueses em risco no país, e que todos aqueles que se encontram na Turquia estão identificados.
Duarte da Costa disse que não se sabe ainda qual será o local exato em que a equipa portuguesa irá atuar, mas explicou que os pormenores estão a ser acertados com as autoridades da Turquia.
Além dos 53 elementos, Portugal enviará também equipamento de busca e salvamento, mas não equipamento pesado.
Dois fortes abalos foram esta segunda-feira registados no sul da Turquia e no norte da Síria. A Embaixada de Portugal em Ancara criou um grupo no WhatsApp para que os cidadãos portugueses no país possam usar em qualquer emergência e pediu aos que se encontram no país que obedeçam às recomendações da proteção civil.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt