Cápsula ‘Starliner’ vai voltar

NASA prevê fazer regressar astronautas no próximos sábado. São seis horas de voo entre a Estação Espacial Internacional e o Novo México.

17 de junho de 2024 às 01:30
Cápsula ‘Starliner’ vai voltar Foto: Joe Skipper/Reuters
Partilhar

A viagem de regresso da cápsula ‘Starliner’ está marcada para o próximo sábado e vai demorar seis horas. Permitirá o regresso à Terra dos astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams. Segundo a Agência Espacial norte-americana NASA, a aterragem, no campo de testes de mísseis, no estado do Novo México, representa o fim da primeira missão da nave espacial da Boeing no transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A aterragem pode, contudo, acontecer noutro local, sinalizado como uma zona desértica do Utah. A decisão final está dependente do local com melhores condições meteorológicas. E se a cápsula pode aterrar em vários locais, também a data de partida da ISS pode ser alterada. Recorde-se que o regresso esteve inicialmente marcado para dia 14. Mais tarde, a NASA passou para dia 18 porque os astronautas iriam dar um passeio no espaço no dia 13, o que não chegou a acontecer por falhas no equipamento de um dos astronautas.

Pub

A cápsula ‘Starliner’ foi lançada no dia 5 e 24 horas depois acoplou à ISS. No voo enfrentou vários problemas técnicos: quatro perdas de hélio e falhas em cinco dos 28 propulsores de manobra. A cápsula tem capacidade para estar acoplada à ISS por 45 dias, mas, nesta primeira missão, o tempo de permanência definido acabou por ser de 17 dias. A viagem de regresso é decisiva para viabilizar futuros voos espaciais da cápsula da Boeing. A NASA passará a contar com duas naves espaciais para as missões tripuladas, depois de certificar a ‘Crew Dragon’ da SpaceX.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar