Motins nas ruas da cidade britânica onde menina portuguesa e duas colegas foram mortas à facada
População arremessou tijolos contra mesquita e polícia em Southport em protesto pela morte de três crianças.
As ruas de Southport, cidade no Reino Unido onde três crianças morreram e nove ficaram feridas num ataque com faca, estão a ser palco de protestos violentos, esta terça-feira. Segundo a imprensa britânica, a polícia de choque foi chamada à medida que os distúrbios se foram intensificando. Há registo de agentes feridos.
Segundo o jornal The Independent, foram arremessados tijolos, garrafas e contentores do lixo contra uma mesquita e contra os polícias que se encontravam no local. Durante as operações, pelo menos uma carrinha das autoridades foi incendiada.
"Tem havido muita especulação e hipóteses em torno do estatuto de um jovem de 17 anos que se encontra atualmente sob custódia policial, e alguns indivíduos estão a usar isso para trazer violência e desordem às nossas ruas", disse Alex Goss, chefe adjunto da polícia de Merseyside.
A Rede de Mesquitas da Região de Liverpool emitiu um comunicado a repudiar a tentativa de atribuir a responsabilidade do ataque à comunidade muçulmana.
"Uma minoria de pessoas está a tentar fazer crer que este ato desumano está de alguma forma relacionado com a comunidade muçulmana. Francamente, não está, e não podemos deixar que aqueles que procuram dividir-nos e espalhar o ódio usem isto como uma oportunidade", pode ler-se.
As três raparigas mortas no trágico ataque com faca foram identificadas como Bebe King, de seis anos; Elsie Dot Stancombe, de sete anos; e Alice Aguiar, a menina de portuguesa de nove anos.
Alice chegou a ser levada ao hospital depois de ter sido vítima do ataque, mas acabou por não resistir aos ferimentos. O governo português já lamentou a morte da criança.
O suspeito do ataque à faca em Southport tem 17 anos e é natural de Cardiff, mas mora em Banks, uma vila próxima do local do ataque.O jovem foi detido pelas autoridades e a faca usada no ataque foi apreendida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt