A "caixa de Pandora" e os rumores da iminente ameaça terrorista ao Ocidente após o ataque dos EUA ao Irão

Donald Trump decidiu que os EUA participariam no conflito entre Israel e o Irão e atacaram três instalações iranianas, Fordow, Natanz e Esfahan.

23 de junho de 2025 às 10:33
Escalada de tensões: Trump aprova plano de ataque a Irão, com Israel no centro do conflito Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Rússia acusou o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, de ter aberto a "caixa de Pandora" depois do ataque contra o programa nuclear do Irão.

Recorde-se de que Trump decidiu que os EUA participariam no conflito entre Israel e o Irão e atacaram três instalações do Irão, Fordow, Natanz e Esfahan. O presidente norte-americano referiu que o ataque foi "muito bem sucedido" e que "tirou a bomba das mãos [de Teerão]".

Pub

O embaixador de Moscovo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, emitiu um alerta numa reunião de emergência do Conselho de Segurança, quando disse: "Ninguém sabe que novas catástrofes e sofrimento isso trará", uma vez que existem rumores que o Irão pode vir a lançar ataques terroristas contra o Ocidente. 

Há temores de que a Grã-Bretanha e outros aliados possam enfrentar uma reação terrorista dos apoiantes do regime iraniano. 

A mesma fonte afirmou que a Rússia ofereceu negociações de mediação para encontrar uma solução pacífica e mutuamente aceitável para o programa nuclear do Irão, mas os EUA, especialmente os seus líderes, "não estão interessados".

Pub

"A menos que paremos a escalada, o Médio Oriente está à beira de um conflito de grande escala, com consequências imprevisíveis para todo o sistema de segurança internacional, além de que o mundo inteiro pode acabar a um passo de um desastre nuclear", disse o embaixador citado pelo Daily Mail.

Donald Trump apelou à mudança de regime iraniano e garante que o sistema atual "é incapaz de tornar o Irão grande novamente".

O ex-presidente russo Dmitriy Medvedev afirmou numa publicação na rede social X que os ataques dos EUA levaram ao resultado oposto do que Trump pretendia alcançar.

Pub

"O enriquecimento de material nuclear e a futura produção de armas nucleares continuará", referiu Medvedev acrescentando que "o regime político do Irão sobreviveu e saiu ainda mais forte".

Israel e o Irão estão envolvidos há mais de uma semana em ataques que já mataram e feriram centenas de pessoas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar