Terrorista de Barcelona abatido

Autoridades espanholas acreditam que Imã de Ripoll será uma das pessoas que morreram numa casa em Alcanar.

21 de agosto de 2017 às 15:42
Younes Abouyaaquoub, o terrorista de Barcelona Foto: Direitos Reservados
Imagens do autor do atentado em Barcelona Foto: Twitter
Os terroristas responsáveis pelo ataque em Barcelona Foto: Direitos Reservados
Imagens da evacuação em Barcelona foram partilhadas no Twitter Foto: Twitter
Imagens da evacuação em Barcelona foram partilhadas no Twitter Foto: Twitter
Said Aallaa, um dos terroristas responsáveis pelo ataque em Barcelona Foto: Direitos Reservados
Younes Abouyaaqoub, um dos terroristas responsáveis pelo ataque em Barcelona Foto: Direitos Reservados
Mohamed Hychami, um dos terroristas responsáveis pelo ataque em Barcelona Foto: Direitos Reservados
Moussa Oukabir , um dos terroristas responsáveis pelo ataque em Barcelona Foto: Direitos Reservados

1/9

Partilhar

A polícia catalã confirmou oficialmente, esta segunda-feira, que o homem abatido é Younes Abouyaaqoub, principal suspeito do ataque com uma carrinha nas Ramblas, que matou 13 pessoas.

Pub

O terrorista de Barcelona, que se encontrava a monte, foi abatido esta segunda-feira em Subirats, a 50 quilómetros do local onde ocorreu o atentado.

O homem estaria munido de um cinto de explosivos e terá gritado Allahu Akbar (Deus é Grande) durante o incidente.

Pub

O imã Abdelbaki Es-Satty, suspeito de estar na origem da célula 'jihadista' responsável pelos atentados na Catalunha, morreu na explosão de uma casa em Alcanar, anunciou este segunda-feira o porta-voz da polícia catalã.

"Os restos do imã estavam lá", declarou, numa conferência de imprensa em Barcelona, o major Josep Lluis Trapero, referindo-se à casa onde o grupo estava a preparar os ataques, destruída por uma forte explosão na quarta-feira à noite, a 200 quilómetros de Barcelona, menos de 24 horas antes dos atentados que fizeram 15 mortos e mais de 120 feridos na capital catalã e na estância balnear de Cambrils, Tarragona.

As autoridades espanholas confirmaram apenas, via Twitter, que um homem teria sido abatido em Subirats quando trazia no corpo "o que parecia ser um cinto de explosivos", depois de ter recebido um aviso "da presença de uma pessoa suspeita" naquela localidade.  

Pub

A TVE e a agência EFE, no entanto, adiantam que o homem abatido se trata de Younes Abouyaaquoub, o condutor que atropelou centenas em Barcelona a semana passada.

Abouyaaqoub também é suspeito de ter roubado um carro e esfaqueado o seu ocupante, encontrado esta segunda-feira morto no veículo.

Fontes da luta antiterrorista disseram à agência noticiosa espanhola EFE que a carrinha foi encontrada na localidade costeira de Sant Carles de la Ràpita.

Pub

A polícia catalã está a investigar se Younès Abouyaaqoub ia acompanhado por uma ou mais pessoas quando foi esta segunda-feira abatido a tiro pelos seus agentes.

"Confirmamos que a pessoa abatida no incidente de Subirats é Younès Abouyaaqoub, autor do atentado terrorista em Barcelona", acusado de ter matado 14 das 15 vítimas dos atentados na Catalunha, escreveram os Mossos d'Esquadra na rede social Twitter.

Segundo fontes próximas da investigação, os Mossos d'Esquadra estão agora a inspecionar os arredores da zona de Subirats, para verificar se o fugitivo contava com o apoio de outras pessoas que possam ter fugido perante a presença policial.

Pub

No local está, agora, a ser utilizado um robot para se aproximar do corpo e determinar se existem ou não explosivos.

17:05 La persona sospechosa de #Subirats lleva adherido al cuerpo el que parece un cinturón de explosivos. El individuo ha sido abatido

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar