Defesa de Lula recorre ao Supremo Tribunal
Ex-presidente passa a noite no Sindicato. Acompanhe a situação no Brasil.
O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, emitiu um segundo 'habeas corpus' para evitar a ordem de prisão emitida esta quinta-feira pelo juiz Sérgio Moro para que este comece a cumprir pena de prisão de 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro. O Supremo Tribunal do Brasil rejeitou o pedido esta sexta-feira à tarde.
Sérgio Moro, o juiz do caso Lava Jato, deu ao político um prazo até às 17h00 desta sexta-feira (21h00 em Portugal) para se entregar em Curitiba, o que Lula já recusou.
Defesa recorre a Supremo
A defesa de Lula recorreu esta sexta-feira à noite ao Supremo Tribunal Federal. A equipa do antigo chefe de estado argumenta que o mandado de prisão não podia ter sido emitido antes de terem sido esgotados todos os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O juiz Sérgio Moro emitiu a ordem esta quinta-feira, no entanto Lula tinha até dia 10 de abril para recorrer.
Discurso às 23h30
A imprensa brasileira está a avançar a informação de que o ex-presidente do país irá discursar pelas 19h30 locais (23h30 em Portugal Continental).
Lula fica no Sindicato
O Senador da PT, Roberto Requião, revelou que Lula da Silva vai passar a noite no Sindicato dos Metalúrgicos.
Fim do prazo
Terminou o prazo para a entrega voluntária de Lula até às 21h00, horário de Lisboa. O ex-presidente decidiu não se entregar. "Que me venham pegar", disse aos aliados segundo fontes.
Supremo Tribunal rejeita segundo 'habeas corpus'
O Supremo Tribunal do Brasil rejeitou o segundo 'habeas corpus' de Lula para evitar a prisão esta sexta-feira.
"É diabético e a pressão está alta", diz médico de Lula
O jornal Universo, que se encontra no mesmo espaço que o antigo chefe de estado do Brasil, revelou que Lula da Silva revela um cansaço evidente por não dormir há muitas horas.
"Está muito emocionado, é diabético e a pressão está alta", afirmou o médico Gustavo Johnen que está igualmente presente no Sinficado dos Metalúrgicos. Segundo avança a imprensa, este pediu a um enfermeiro para ficar perto de Lula com um desfibrilador, visto poder ser necessária a sua utilização.
Estradas bloqueadas
A Polícia Rodoviária Federal brasileira confirmou esta sexta-feira a existência de 18 bloqueios realizados por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em estradas federais de 11 Estados como forma de protesto contra o pedido de prisão.segundo divulgou a imprensa brasileira.
O MST já comunicou que as manifestações atingem estradas de diversos Estados brasileiros. A maioria das passagens bloqueadas fica no Estado do Paraná, mas segundo o coordenador do movimento, Alexandre Conceição, o objetivo é bloquear 50 estradas em 24 Estados.
A iniciativa foi decidida face à iminente prisão do ex-Presidente Lula da Silva. As mensagens "Lula Livre!" e "Globo Golpista!" também foram vistas nos muros de grandes cidades, como Salvador, no Estado da Bahia.
A própria emissora (Rede Globo) foi alvo de protestos populares, no Estado do Rio Grande do Sul.
Local onde Lula está ficou sem água
O Sindicato dos Metalúrgicos, local onde Lula se encontra desde a emissão da ordem de prisão, ficou sem água esta sexta-feira. A revelação foi feita por Lindbergh Farias, senador pelo PT, que está presente no mesmo local através da conta do Twitter.
"Logo hoje?", pergunta.
Apoiante do ex-presidente atingida a tiro
Uma militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, organização de apoio a Lula da Silva, foi atingida a tiro esta sexta-feira. A apoiante encontrava-se com o grupo a realizar um bloqueio de estrada em Alhandra, no estado de Paraíba, como forma de protesto contra o mandado de prisão.
Lindinalva Pereira de Lima Filha, de 35 anos, foi baleada na perna esquerda. A mulher foi transportada de imediato para o Hospital de Trauma de João Pessoa, no entanto não há informações relativas ao estado de saúde da mesma.
Avião para transporte de Lula a postos
"Ele (Lula da Silva) pode vir num avião particular e apresentar-se aqui ou em São Paulo". Em declarações à imprensa, Jorge Chastalo Filho, chefe da equipa de custódia e escolta da Polícia Federal, afirmou que o transporte se encontra pronto.
Ex-presidente fala às 20h00
Lula da Silva vai falar publicamente às 16h00 locais (20h00 em Portugal Continental) a partir do Sindicato dos Metalúrgicos de Saõ Paulo.
Polícia preparada para confrontos
Esta sexta-feira de manhã, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná emitiu um comunicado no qual revelou que a polícia militar se encontra preparada para qualquer tipo de confronto que possa acontecer devido à ordem de prisão do ex-presidente.
"A Polícia Militar está plenamente apta, como sempre esteve, para agir de forma eficiente e profissional em eventuais manifestações", pode-se ler na nota.
No entanto, é referido que não foi preparado qualquer tipo de plano de segurança especial para o momento.
Mandato de prisão é "absurdo"
Para o antigo chefe de estado o mandado de prisão é "absurdo" e acusou o juiz Sérgio Moro "de sonhar" com a sua detenção. Este afirmou que o juiz está a agir politicamente para impedir o seu "direito à defesa", de acordo com declarações à estação de rádio CBN, as primeiras desde que o Supremo Tribunal Federal negou um recurso para ficar em liberdade até à decisão final do processo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt