Catedral de Notre-Dame destruída pelo fogo em Paris
Emblemático monumento estava a ser sujeito a obras. Bombeiros deram o incêndio como extinto esta manhã.
Um violento incêndio consumiu esta segunda-feira a catedral de Notre-Dame em Paris, França. De acordo com os bombeiros da capital francesa, a situação poderá estar "potencialmente ligada" aos trabalhos de reabilitação do edifício.
Um bombeiro terá ficado ferido com gravidade durante o combate às chamas no edifício, segundo avança a agência Reuters.
As chamas foram dadas como totalmente extintas pelos bombeiros durante a manhã desta terça-feira.
"O fogo foi extinto na sua totalidade. Agora, esta fase é dos especialistas", declarou Gabriel Plus, numa conferência de imprensa em frente à catedral, em Paris.
O porta-voz dos bombeiros de Paris disse na manhã desta terça-feira que os serviços de emergência estão atualmente "a examinar o movimento das estruturas e a extinguir os focos residuais" e que centenas de bombeiros vão continuar a trabalhar todo o dia.
Laurent Nunez, o secretário de Estado do Interior francês, indicou que a "estrutura da catedral está salva na sua integridade". A estrutura do monumento é de pedra, sendo que o resto acabou por colapsar. Em conferência de imprensa, o oficial do Governo referiu ainda que a intensidade do fogo diminuiu já ao início da madrugada. Cerca da 1h00, horas de Lisboa, desta terça-feira, a polícia francesa declarou que o estava incêndio "sob controlo".
O pináculo emblemático do monumento caiu em consequência do incêndio. Também o teto "colapsou totalmente", poucos minutos após o pináculo.
O incêndio atingiu a torre mais alta da catedral que é um dos monumentos históricos mais visitados da Europa.
Muitas imagens e vídeos de uma nuvem de fumo foram publicadas nas redes sociais, assim que foi lançado o alerta. Essas foram-se multiplicando à medida que o incêndio ia ganhando progressão. Segundo os bombeiros citados pela comunicação social local, o incêndio ocorreu no sótão da catedral.
De acordo com o porta-voz da catedral Notre-Dame, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 17h50 locais, 16h50 em Lisboa.
A catedral, que remonta ao século XII e é famosa pelo romance clássico de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos.
O monumento estava a ser sujeito a obras, com algumas seções com andaimes. As estátuas de bronze foram removidas na semana passada para obras.
Emmanuel Macron lamenta destruição da catedral emblemática de Paris
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt