António Costa diz que preocupações de segurança em relação à Gronelândia serão resolvidas dentro da NATO

Presidente do Conselho Europeu frisou que "não há ninguém que tenha qualquer motivo para não acreditar que a NATO seja capaz de defender cada centímetro do seu território".

17 de janeiro de 2026 às 07:32
António Costa, presidente do Conselho Europeu Foto: José Coelho/Lusa
Partilhar

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, defendeu que as preocupações que os Estados Unidos têm em relação à segurança da Gronelândia serão devidamente resolvidas num local próprio, que é no âmbito da NATO.

"A Gronelândia faz parte da NATO. O território da Gronelândia está integrado no território da NATO. Portanto, todos os problemas de segurança e defesa da Gronelândia serão assegurados pela NATO", disse, na sexta-feira, António Costa, em declarações à imprensa na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Pub

O presidente do Conselho Europeu, que parte para Assunção este sábado para a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, frisou ainda que "não há ninguém que tenha qualquer motivo para não acreditar que a NATO seja capaz de defender cada centímetro do seu território, designadamente os vários milhares de quilómetros que tem a Gronelândia".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar