"Português sujo": Autarca francês condenado por insulto a lusodescendente
Cédric de Oliveira, presidente da Câmara de Fondettes, insultado por presidente de área metropolitana.
Os insultos aconteceram depois da aprovação do orçamento da Área Metropolitana de Tours Val de Loire, em França, no dia 4 de abril do ano passado. Já durante um beberete, Frédéric Augis, presidente do órgão, atacou o lusodescendente Cédric de Oliveira, autarca de Fondettes e vice-presidente da área metropolitana.
Irritado com o posicionamento oposicionista de Oliveira, terá começado por dizer: “Tu não és mais do que um pequeno vice-presidente.” Para de seguida atirar: “Tu não és mais do que um português sujo.” A expressão em francês, “sale portugais”, um insulto racista recorrente no passado, foi ouvida pelo visado e diversas testemunhas.
O caso foi denunciado dias depois por Cédric de Oliveira, numa carta aberta a Augis. “Estes insultos racistas são profundamente ofensivos e não devem ter lugar em nenhum debate e em nenhum momento”, defendeu. Escreveu também uma carta à Prefeitura que levou à abertura de um processo no Tribunal Correcional de Tours. Augis escreveu a Oliveira a pedir desculpas, mas foi condenado a 11 de março a uma pena suspensa de inelegibilidade de um ano, e a uma multa de 12 mil euros, por “insultar pessoa que detém autoridade pública” e “insulto público de natureza racial por parte de pessoa que detém autoridade pública”.
Os insultos aconteceram depois da aprovação do orçamento da Área Metropolitana de Tours Val de Loire, em França, no dia 4 de abril do ano passado. Já durante um beberete, Frédéric Augis, presidente do órgão, atacou o lusodescendente Cédric de Oliveira, autarca de Fondettes e vice-presidente da área metropolitana.Irritado com o posicionamento oposicionista de Oliveira, terá começado por dizer: “Tu não és mais do que um pequeno vice-presidente.” Para de seguida atirar: “Tu não és mais do que um português sujo.” A expressão em francês, “sale portugais”, um insulto racista recorrente no passado, foi ouvida pelo visado e diversas testemunhas.O caso foi denunciado dias depois por Cédric de Oliveira, numa carta aberta a Augis. “Estes insultos racistas são profundamente ofensivos e não devem ter lugar em nenhum debate e em nenhum momento”, defendeu. Escreveu também uma carta à Prefeitura que levou à abertura de um processo no Tribunal Correcional de Tours. Augis escreveu a Oliveira a pedir desculpas, mas foi condenado a 11 de março a uma pena suspensa de inelegibilidade de um ano, e a uma multa de 12 mil euros, por “insultar pessoa que detém autoridade pública” e “insulto público de natureza racial por parte de pessoa que detém autoridade pública”.PORMENORES
Os envolvidos são ambos de direita, Augis dos Republicanos e Oliveira do Divers Droite, mas não se entenderam.
sem condições
Filipe Pousos, autarca de La Riche, também de origem lusa, diz que Augis não tem condições para continuar no cargo.
“Agressão racista”
O deputado do PS Paulo Pisco, eleito pelo círculo da Europa, enviou carta aberta à embaixadora de França em Lisboa contra a “agressão racista”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt