page view

"Quem lidera não foge, não passas de um cobardolas": Isaltino Morais volta a atacar André Ventura

É o segundo vídeo do autarca de Oeiras a criticar o líder do Chega.

05 de novembro de 2025 às 19:54

Quase dois meses depois do primeiro vídeo a criticar André Ventura, que gerou furor nas redes sociais, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, lançou esta quarta-feira um segundo vídeo com duras críticas ao líder do Chega.

"És um bully que entra nas entrevistas a hostilizar jornalistas e que não gosta de ser confrontado. Ficou atrapalhado por ter à frente um jornalista que não se acobardou com os seus ataques, juntamente com o Chicão e o Costa", atirou o autarca, fazendo alusão à entrevista dada pelo líder do Chega ao canal televisivo CNN Portugal.

No vídeo de setembro o autarca atacou Ventura questionando se ele estava habituado a intimidar jornalistas e adversários e falou sobre a possibilidade de o líder do Chega ser primeiro-ministro, defendendo que esse cenário representaria o fim da liberdade. "Se fores primeiro-ministro és tu quem me manda prender? Se ganhares acaba o Estado de Direito e a independência dos tribunais? Ouçam bem o que diz o nosso pequeno ditador. Aquilo não são ameaças a mim. São ameaças à nossa liberdade."

Na entrevista, conduzida pelo jornalista André Carvalho Ramos, André Ventura foi confrontado com as suas declarações sobre os "3 Salazares" por Francisco Rodrigues dos Santos, antigo líder do CDS-PP, e após demonstrar o seu desagrado sobre uma escolha de perguntas de utilizadores das redes sociais, o líder do Chega abandonou a entrevista após o comentador socialista Pedro Costa sugerir a questão: "Porque berra tanto?". 

"Não passas de um cobarde, se antes era o André Tutti Frutti, agora é o André Borrado", acusou Isaltino, referindo-se ao caso de corrupção com o mesmo nome onde mais de 60 deputados do PS e PSD terão participado em esquemas de trocas de favores em troca da atribuição de contratos públicos, negociações de lugares em listas eleitorais e inscrições-fantasmas nos partidos.

"É esta pessoa que quer ser primeiro-ministro?", questionou ainda o autarca neste novo vídeo. "Quem lidera não foge, um homem a sério não foge, não passas de um cobardolas que quando não controla a situação vai embora", acrescentou. 

Numa crítica ao mediatismo dado a André Ventura pela comunicação social, Isaltino foi mais longe e referiu que "as televisões acham que o Andrézito lhes dá audiências, e dá, este gosto do entretenimento pelo ódio está a corroer as nossas sociedades". 

"Cultural e esteticamente acho que estamos a perder qualidades", afirmou, antes de concluir: "Andrézito, não te disse que antes de acabares com a democracia havias de bater de frente com aqueles dispostos a defendê-la?". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8