Barnier insta todos os envolvidos a "assumir a sua responsabilidade" sobre o Brexit
Aprovação do rascunho do acordo sobre a saída do Reino Unido da UE desencadeia o processo que terá um teste difícil.
O negociador-chefe comunitário para o 'Brexit' instou esta quarta-feira todas as partes envolvidas a "assumir a responsabilidade" inerente à finalização do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), em jeito de 'advertência' ao parlamento britânico.
Instado a pronunciar-se sobre se a UE aceitaria renegociar os termos do acordo publicado caso o parlamento britânico 'chumbasse' o texto, Michel Barnier foi perentório: "As duas equipas negociais assumiram a sua responsabilidade. O Governo britânico assumiu esta noite a sua responsabilidade. Agora, toda a gente, de ambos os lados, deve assumir a sua responsabilidade".
A aprovação pelo governo britânico do rascunho do acordo sobre a saída do Reino Unido da UE desencadeia o processo que terá um teste difícil no parlamento britânico, onde o documento deverá ser votado nas próximas semanas.
Na quinta-feira, Theresa May vai proferir uma declaração na Câmara dos Comuns para atualizar os deputados sobre o acordo e a decisão do governo, que hoje afirmou ter sido tomada "no interesse nacional".
O texto terá de ser votado pelo parlamento britânico, eventualmente no início de dezembro, e a validação não é garantida tendo em conta a contestação que May enfrenta no seu próprio partido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt