Berlusconi conhece veredicto do caso 'Rubygate' após eleições
O veredicto do caso 'Rubygate', em que o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é acusado de incitação à prostituição de menores e abuso de poder, será conhecido após as eleições legislativas italianas, agendadas para fevereiro, foi esta segunda-feira divulgado.
Berlusconi, de 76 anos, conhecido por 'il Cavaliere', é candidato pela 6.ª vez ao cargo de chefe do governo italiano. As eleições legislativas antecipadas italianas vão decorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro.
De acordo com informações divulgadas esta segunda-feira pelo tribunal de Milão, onde está a decorrer este julgamento mediático, os juízes analisaram com a defesa e a acusação o calendário das audiências para as próximas semanas e fixaram a última sessão, que poderá ficar marcada pela leitura do veredicto, para 11 de março.
Antes, e como já tinha ocorrido em anteriores audiências, os advogados de Berlusconi pediram novamente a suspensão imediata do julgamento durante a campanha eleitoral, que já arrancou.
Na segunda-feira passada, os juízes rejeitaram um pedido da acusação para a suspensão do processo durante a campanha e o julgamento prosseguiu no tribunal de Milão.
A próxima audiência do julgamento, agendada para 28 de janeiro, será marcada pelo testemunho da mãe de Ruby, Karima El Mahroug, a jovem marroquina que alegadamente manteve relações sexuais com Berlusconi quando tinha apenas 17 anos.
A audiência seguinte, a 4 de fevereiro, está reservada para outras testemunhas. Os procuradores do Ministério Público deverão intervir a 11 de fevereiro ou três semanas mais tarde, após o ato eleitoral. Os argumentos da defesa serão apresentados durante outra audiência, marcada para 4 de março.
O ex-primeiro-ministro italiano está a ser julgado desde abril de 2011 em Milão por incitação à prostituição de menores e abuso de poder.
Berlusconi é acusado de ter pago a Ruby por serviços sexuais e de abuso de poder por ter pressionado a polícia, em maio de 2010, a libertar Ruby, presa por roubo. Os dois negam ter tido relações sexuais.
Caso seja considerado culpado, Berlusconi pode enfrentar uma pena até 15 anos de prisão. Na semana passada, o tribunal decidiu dispensar o testemunho direto de Ruby, ou seja, a instância judicial terá em conta exclusivamente as declarações proferidas pela jovem durante o inquérito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt