Bruxelas atualiza medidas contra gripe aviária após novos focos, incluindo em Santarém

Portugal notificou novos focos em estabelecimentos onde eram mantidas aves de capoeira ou aves em cativeiro.

14 de janeiro de 2026 às 11:06
Sede da Comissão Europeia, Bruxelas Foto: DR
Partilhar

A Comissão Europeia atualizou esta quarta-feira as medidas contra a gripe das aves, após 60 novos focos da doença, incluindo um em Portugal, no distrito de Santarém, alterando as zonas de proteção e de vigilância estabelecidas.

Portugal notificou novos focos em estabelecimentos onde eram mantidas aves de capoeira ou aves em cativeiro situados nos municípios de Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha (Santarém), segundo Decisão de Execução 2026/107, publicada esta quarta-feira no Jornal Oficial da União Europeia (UE).

Pub

Os países que notificaram o executivo comunitário de novos focos são, além de Portugal, a Bélgica, a Bulgária, a Dinamarca, a Alemanha, Espanha, França, a Itália, a Hungria, os Países Baixos, a Polónia, a República Checa e a Suécia.

Bruxelas destaca que os Estados-membros afetados tomaram já as medidas necessárias para a contenção do vírus que provoca a doença, incluindo o estabelecimento de zonas de proteção e de vigilância em redor dos focos, e considera que "os limites das zonas de proteção e de vigilância estabelecidos por esses Estados-membros se encontram a uma distância suficiente dos estabelecimentos onde os focos de GAAP (gripe das aves de alta patogenicidade) foram confirmados".

A GAAP é uma doença infecciosa viral das aves que pode ter um impacto grave na rentabilidade da avicultura, afetando o comércio dentro da UE e nas exportações para países terceiros.

Pub

Os vírus da GAAP podem também infetar aves migratórias, as quais podem propagar esses vírus a grandes distâncias durante as suas migrações do outono e da primavera.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar