Cabo Verde regista sismo de grau quatro na escala de Richter
Abalo foi sentido pela população da ilha de Santo Antão e da vizinha São Vicente.
Cabo Verde registou, na segunda-feira, um sismo de magnitude quatro na escala de Richter, sentido nas ilhas de Santo Antão e São Vicente, no norte do arquipélago, anunciou esta terça-feira o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).
"Ontem [segunda-feira], às 21h12 (22h12 em Lisboa), ocorreu um sismo nas imediações da Ponta da Praia Formosa, a sudeste da ilha de Santo Antão", informou, em comunicado.
Segundo a instituição, o abalo com magnitude quatro na escala de Richter foi sentido pela população da ilha de Santo Antão e da vizinha São Vicente.
"Tendo em conta a magnitude, é provável que o sismo tenha sido também sentido noutras ilhas, uma vez que foi registado com alguma intensidade nas estações das ilhas do sul do arquipélago (Maio, Santiago, Fogo e Brava)", acrescentou.
O INMG esclareceu ainda que é frequente a ocorrência de sismos naquela zona e que, na segunda-feira, foram igualmente registados mais três eventos, mas de menor magnitude.
Em outubro de 2023, Cabo Verde registou um sismo de 4,8, ao largo da ilha Brava, que causou prejuízos em habitações, com queda de telhados e outras estruturas, além de provocar um ferido e a abertura de fissuras.
Cerca de 30 quilómetros a este da ilha Brava está o vulcão da ilha do Fogo, que entrou em erupção, pela última vez, em 2014.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt