Casa Branca e FBI minimizam avistamentos de drones

Autoridades garantem que não existe qualquer ameaça à segurança nacional.

16 de dezembro de 2024 às 01:30
Nas últimas semanas têm-se multiplicado os avistamentos de drones nos EUA
Nas últimas semanas têm-se multiplicado os avistamentos de drones nos EUA

1/2

Partilhar

A Casa Branca tentou este fim de semana tranquilizar os americanos sobre os alarmantes relatos de drones não identificados que foram avistados nas últimas semanas sobre locais sensíveis na costa Oeste dos EUA, garantindo que, na sua esmagadora maioria, se tratam de aviões ou outros objetos identificados e “menos de uma centena” dos mais de cinco mil avistamentos continuam por explicar.

Em comunicado conjunto, a Casa Branca, o Pentágono, o FBI e o Departamento de Segurança Interna garantem que “não existem provas de atividade maliciosa em grande escala” e asseguram que não existe qualquer ameaça à segurança nacional.

Pub

“Não podemos ignorar estes avistamentos e estamos a fazer o nosso melhor para encontrar a origem destas atividades, mas acreditamos que existe uma certa reação exagerada por parte da população”, afirmou fonte do FBI à Reuters.

Os constantes avistamentos de drones e a falta de explicações credíveis das autoridades têm dado origem às mais variadas teorias da conspiração, da espionagem russa ou iraniana a alegadas atividades encobertas do próprio Governo dos EUA, passando pela inevitável “atividade extraterrestre”.

O Presidente eleito, Donald Trump, já exigiu explicações e a governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, afirmou no domingo que a situação “já foi longe demais”, após vários drones terem provocado o encerramento de um aeroporto local no Vale do Hudson, na sexta-feira, durante várias horas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar