Centenas de casas destruídas pelo fogo na Grécia
Nos arredores de Atenas e na ilha de Eubeia, casas e automóveis foram consumidos.
Um dos mais de 100 incêndios que nos últimos dias deflagraram na Grécia destruiu pelo menos 150 casas na ilha de Eubeia, próxima de Atenas, onde desde terça-feira mais de uma dezena de aldeias foram evacuadas.
Entretanto, outro fogo consumiu dezenas de casas e de automóveis nos arredores da capital grega, mas estava esta quinta-feira controlado, segundo dados oficiais.
Três monges recusaram deixar o mosteiro de São Davi de Eubeia, apesar de estar cercado por um fogo com chamas de mais de 30 metros de altura. Entretanto, cerca de 85 pessoas que se tinham refugiado numa praia foram retiradas em segurança por barcos.
O governo diz que cerca de uma centena de bombeiros apoiados por sete helicópteros e aviões combatem o fogo, mas as autoridades locais denunciam a falta de meios humanos e apoio aéreo e alertam para o sério risco de perda de vidas humanas. A ilha fica a cerca de 200 km de Atenas, onde mais 500 bombeiros e cerca de 20 meios aéreos combatiam esta quinta-feira o fogo nos arredores da capital.
Em Olímpia, cidade do Peloponeso berço dos Jogos Olímpicos, o fogo ameaça vários sítios históricos que estão entre os mais visitados da Grécia. “Estamos a travar uma batalha de titãs”, afirmou o ministro adjunto da proteção civil, Nikos Hardalias, alertando que “o pior ainda está para vir”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt