Partilhar

Os cientistas russos esperam lançar a vacina contra o coronavírus entre 12 e 14 de agosto do presente ano. A menos de um mês dessa data Elena Smolayrchuck, líder do ensaio clínico, disse que "a investigação foi completada e prova que a vacina é segura. Os voluntários vão ter alta nos dias 15 e 20 de julho". 

Alexander Lukashev, diretor do Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia Microbiologia Gamalei, diz em comunicado à imprensa russa, que espera que a vacina fique em circulação para uso público entre 12 e 14 de agosto. E acrescentou que a produção em massa poderá ser produzida pelas farmacêuticas em setembro de 2020.

Participaram 38 voluntários no ensaio, com idades entre os 18 e 65 anos, que desenvolveram anticorpos para combater a Covid-19. Alguns dos participantes sofreram efeitos secundários ligeiros que desapareceram em 24 horas.

A universidade comunicou que o Ministério da Saúde da Rússia "tomará uma decisão sobre a eficácia da substância com base nos resultados de "testes bioquímicos"."