Rússia ataca Ucrânia. Primeiro dia de invasão russa fez mais de 130 mortos e dezenas de feridos
População abandona a capital, Kiev. Acompanhe em permanência a ofensiva russa em território ucraniano.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou na madrugada desta quinta-feira uma invasão à Ucrânia, o resultado de várias semanas de tensão entre os dois países. A ação militar ordenada por Putin foi justificada como sendo uma forma de proteger as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, cuja independência foi reconhecida pelo próprio esta semana.
Os bombardeamentos já causaram pelo menos oito mortos e mais de uma dezena de feridos, confirmação dada pelo Ministério dos Assuntos Internos da Ucrânia.
Há registo de explosões em pelo menos cinco cidades ucranianas e a preocupação da população tem motivado diferentes comportamentos, dado que parte dos ucranianos tentou abastecer os carros, outros foram de imediato às lojas para comprar mantimentos e há também quem esteja a tentar sair do país, que está agora com quilómetros de filas.
O Ministério do Interior da Ucrânia já confirmou a captura das regiões de Horodyshche e Milove, em Lugansk, por parte das forças russas. Fontes governamentais afirmam que estão a decorrer combates em várias regiões do sul do país. O governo ucraniano já pediu que qualquer pessoa que esteja pronta e capaz de segurar uma arma se junte às fileiras das forças de defesa territorial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt