Comissão Europeia vai propor distribuição de mais refugiados

Juncker quer distribuir mais 120.000 pessoas.

09 de setembro de 2015 às 06:42
Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, Parlamento Europeu, refugiados, Itália, Grécia, Hungria Foto: EPA
Partilhar

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai propor esta quarta-feira, num discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a distribuição pela União Europeia de mais 120 mil refugiados que estão na Itália, Grécia e Hungria.

Segundo o esboço do plano de redistribuição de refugiados elaborado pela Comissão Europeia a que a Lusa teve acesso, prevê-se uma repartição de 15.600 refugiados chegados a Itália, 50.400 à Grécia e 54.000 à Hungria, num total de 120 mil.

Pub

De acordo com os métodos de cálculo sugeridos por Bruxelas - que têm em conta a população, o Produto Interno Bruto e o desemprego - Portugal deverá acolher 400 refugiados que chegaram a Itália, 1.291 à Grécia e 1.383 à Hungria, num total de 3.074.

Estes 120 mil requerentes de asilo acrescem aos 40 mil, cuja transferência de um Estado-membro para outro (relocalização) na UE tinha já sido proposta por Juncker em maio.

Pub

As pessoas em causa não podem escolher o seu destino, recebendo o país de acolhimento uma ajuda de seis mil euros por refugiado, segundo o projeto.

Juncker profere esta quarta-feira o seu primeiro discurso do estado da União, perante a sessão plenária do Parlamento Europeu, um modelo iniciado pelo anterior presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. A questão dos migrantes é um dos temas centrais da intervenção de Juncker, a que se segue um debate com os eurodeputados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar