Coronavírus pode causar inchaço nos testículos e reduzir fertilidade, alertam médicos
Paciente que testou positivo ao vírus sentia desconforto testicular, calor, febre, fadiga e tosse.
Da ausência de paladar e olfato, como sintomas menos comuns, à tosse e febre, como sintomas mais associados à Covid-19. Desde que a pandemia tomou conta das nossas vidas, que a comunidade científica concentrou todos os seus esforços para conhecer a doença ao pormenor.
Cinco médicos relataram agora um novo sintoma que também denuncia a Covid-19: inchaço nos testículos e, consequentemente, redução da fertilidade masculina.
Foi após tratarem de um paciente de 37 anos, que testou positivo ao coronavírus, que descobriram este novo sintoma.
O homem queixava-se de dor nos testículos, desconforto e calor naquela zona após lhe terem surgido os sintomas mais comuns: febre, fadiga e tosse.
De acordo com o relato dos médicos, a dor genital surgiu após uma semana dos sintomas comuns da Covid-19 e continuou durante três dias até que o paciente procurou ajuda médica
O homem tinha testado positivo ao vírus 15 dias antes de surgir a dor genital.
Foi submetido a testes rigorosos pelos médicos antes de ser medicado com paracetemol e antibiótico.
Depois de passar uma noite no hospital e sentir algum alívio das dores genitais, o homem teve alta.Quanto à redução da fertilidade, o grupo de médicos afirma que descobriu esta consequência do vírus ao analisar o sémen de homens que tinham contraído a doença. Estes apresentaram
"qualidade prejudicada dos espermatócitos".Os médicos partilharam as suas descobertas no jornal académico American Journal of Emergency Medicine. Este não foi o primeiro caso em que um paciente afirmou ter dores nos testículos e depois testar positivo à Covid-19. No início do ano, investigadores da Harvard Medical School já tinham relatado a mesma questão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt