Descoberto anticorpo contra o coronavírus mais poderoso do que qualquer outro
Anticorpo em questão designa-se por CV30, é uma proteína em forma de Y e é 530 vezes mais potente.
Foi descoberto um anticorpo contra o coronavírus mais poderoso do que qualquer outro identificado até ao momento. A informação foi esta terça-feira divulgada na revista académica Nature Communications
Os cientistas do Centro de Investigação de Cancro Fred Hutchinson de Seattle (EUA) conseguiram isolar este anticorpo, no meio de tantos outros, a partir de uma amostra de sangue de um paciente de Washington, que sobreviveu à Covid-19.
O anticorpo em questão designa-se por CV30, é uma proteína em forma de Y e é 530 vezes mais potente do que qualquer outro referenciado anteriormente. O CV30 interfere na superfície dos 'espinhos' do vírus, fazendo com que partes destes se partam.
Pancera e Nicholas Hulburt, investigadores do Centro, já conseguiram entretanto mapear a sua estrutura molecular, tendo sido geradas por computador imagens 3D.
"O nosso estudo mostra que este anticorpo neutraliza o vírus através de dois mecanismos. Um é que este se sobrepõe ao alvo do vírus nas células humanas, o outro é que induz a libertação ou dissociação de parte dos 'espinhos' do resto", disse Pancera à Nature Communications
"É muito cedo para dizer como ele pode ser bom", rematou Pancera.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt