Detetado caso suspeito de febre aftosa em quinta de porcos no Reino Unido
Autoridades colocaram o local e os restantes 10km ao redor como "zona controlada" para que não haja circulação.
Foi identificado um caso suspeito de
numa quinta de porcos em Norfolk, no Reino Unido. As autoridades classificaram o local e os restantes 10 quilómetros ao redor como "zona controlada" para que não haja circulação.De acordo com o departamento governamental responsável pela proteção ambiental, produção e padrões de alimentos, agricultura, pesca e comunidades rurais no Reino Unido, citado pela Reuters esta sexta-feira, "a
pós a suspeita de doença vesicular em porcos, e como precaução para evitar a propagação da doença, o local e as instalações que se encontram no raio de 10km foram declarado como zona de controlo temporário".
A febre aftosa é uma das doenças mais contagiosas entre bovinos, ovinos, caprinos e suínos e afeta todas as espécies de biungulados tanto domésticos como selvagens.
"Esta doença pode ter graves consequências económicas, uma vez que origina grandes perdas na produção e surge como principal entrave ao comércio internacional dos animais e seus produtos", lê-se na site da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Embora este vírus não seja considerado um risco para saúde humana, não existe tratamento para esta doença.
De acordo com a Comissão Europeia para o Controlo da Febre Aftosa (EUFMD) ocorrem anualmente em média, 250 milhões de casos de febre aftosa em todo o mundo e por conseguinte existe um risco diário de introdução nos países membros da União Europeia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt