Direita vence primeira volta das eleições regionais em França

Partido de Marine Le Pen teve uma vitória mais sofrida que o esperado no sul de França.

21 de junho de 2021 às 08:36
Partido de Marine Le Pen ficou em segundo lugar a nível nacional mas teve um resultado aquém do esperado no sul
Partilhar

Os partidos de direita foram este domingo os mais votados na primeira volta das eleições regionais em França, vistas como o último grande teste aos partidos antes das presidenciais do próximo ano. Além da derrota esperada do partido do PR Macron, que teve pouco mais de 10% dos votos, destaque ainda para o resultado aquém do esperado da Reunião Nacional, de Marine Le Pen, que venceu à tangente na região da Provença-Alpes-Côte d’Azur mas provavelmente não resistirá na segunda volta.

De acordo com as projeções avançadas pelas televisões francesas, o grande vencedor desta primeira volta foi o partido Republicanos, de direita, que deverá obter 29,3% a nível nacional. Em segundo lugar surge a Reunião Nacional, de Le Pen, com 19,1%, seguido pelo Partido Socialista, com 16,5%, Verdes (13,2%) e LREM, de Macron, com 10,9%.

Pub

As atenções estavam viradas para a região Provença-Alpes-Côte d’Azur, onde as sondagens davam uma vitória clara ao partido de Le Pen. No entanto, as projeções apontavam para uma vitória tangencial do candidato da extrema-direita, Thierry Mariani, o que não abre grandes perspetivas para a segunda volta. Destaque ainda para a vitória clara de Xavier Bertrand, dos Republicanos, na região dos Altos de França (norte), com 42%, confirmando as suas credenciais como potencial rival de Macron e Le Pen nas presidenciais do próximo ano. A abstenção bateu um recorde histórico com 67,2%.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar