Donald Trump duplica tarifas e agrava crise turca
Queda de cotação da lira turca agravada pelo anúncio de tarifas pesadas ao aço e ao alumínio.
A desvalorização acentuada da lira turca, que esta sexta-feira caiu para valores de quase 8 liras por cada euro, viu-se agravada pelo anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, que vai aumentar as tarifas às importações de alumínio e aço da Turquia.
"Acabei de autorizar a duplicação das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, já que a sua moeda está a cair com rapidez face ao nosso dólar muito forte", anunciou Trump no Twitter, depois de reconhecer que a medida é punitiva. "As nossas relações com a Turquia neste momento não são muito boas!", escreveu.
O alumínio turco passa a ter uma taxa de 20% e a tarifa sobre o aço sobe para os 50%.
Um dos pontos de tensão tem a ver com o clérigo Fethullah Gülen, acusado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de orquestrar o golpe de Estado falhado de 2016. Gülen está exilado nos EUA, que rejeitam extraditá- -lo. Por outro lado, os turcos estão a julgar o pastor norte- -americano Andrew Brunson por terrorismo, por alegada cumplicidade com Gülen, e rejeitam apelos dos EUA para a sua libertação. A delegação turca que na semana passada visitou Washington regressou de mãos vazias.
SAIBA MAIS
2016
O golpe de Estado falhado de 15 de julho de 2016 foi imputado pela Turquia ao clérigo Fethullah Gülen, exilado nos EUA. A recusa americana em extraditá-lo criou tensões bilaterais.
Pontos de discórdia
A Turquia condenou o apoio dos EUA a grupos curdos de oposição ao regime de Bashar al-Assad e aliou-se com a Rússia em várias operações militares na Síria. Em desafio aos EUA, aliado da NATO, anunciou a compra de um sistema de mísseis russo que é incompatível com os sistemas de defesa da NATO.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt