Donald Trump rasgou acordo por rancor a Barack Obama
Ex-embaixador britânico nos EUA acusou presidente de “vandalismo diplomático” para apagar legado do antecessor.
O ex-embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, afirmou num memorando confidencial que o presidente Donald Trump rasgou o acordo nuclear com o Irão para sabotar o legado do antecessor Barack Obama, num ato de "vandalismo diplomático".
O memorando, publicado este domingo pelo ‘Mail on Sunday’, foi escrito pelo embaixador em maio de 2018, na sequência da tentativa falhada do Reino Unido para convencer Trump a não abandonar o acordo.
No documento, Darroch comenta que Trump "parece apostado num ato de vandalismo diplomático por razões aparentemente ideológicas e de personalidade: era o acordo de Obama". O diplomata escreve ainda que a decisão provocou "divisões" na Casa Branca e que "ninguém parece ter pensado numa estratégia para o dia seguinte".
O embaixador demitiu-se na semana passada, após a divulgação de um primeiro conjunto de memorandos, em que acusava a Administração Trump de ser "inepta, disfuncional e desastrada" e descrevia o presidente como uma pessoa que "irradia insegurança".
Trump reagiu de forma violenta, chamando "estúpido" ao embaixador e recusando trabalhar mais com ele. Kim Darroch acabou por se demitir após perceber que não tinha o apoio de Boris Johnson, favorito à sucessão de Theresa May na chefia do governo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt