Donald Trump recebeu o presidente sírio na Casa Branca
Al-Sharaa torna-se o primeiro chefe de Estado sírio a visitar a Casa Branca desde que o país ganhou a sua independência da França em 1946.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu esta segunda-feira o recém-nomeado presidente sírio, Ahmad al-Sharaa, na Casa Branca pouco tempo depois dos EUA terem suspendido as sanções ao país do Médio Oriente, implementadas durante as décadas em que a família Assad esteve no poder.
Al-Sharaa liderou as forças rebeldes que derrubaram do poder o presidente Bashar al-Assad durante dezembro do ano passado, tendo sido nomeado o líder interino em Janeiro. No passado teve ligações ao grupo terrorista al-Qaeda mas torna-se agora o primeiro chefe de Estado sírio a visitar a Casa Branca desde que o país ganhou a sua independência da França em 1946.
Segundo a agência noticiosa norte-americana, Associated Press, al-Sharaa chegou à Casa Branca por volta das 11h30, hora local, 16h30 em Lisboa, e pouco tempo depois ambos líderes se reuniram na Sala Oval, que permaneceu fechada à comunicação social.
O presidente sírio entrou no edifício pela entrada de West Executive Avenue ao contrário da entrada utilizada pela maioria dos líderes internacionais, na Ala Oeste, cumprimentado uma multidão de apoiantes que o esperavam.
Sobre a visita da delegação síria, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, referiu que esta faz parte "dos esforços diplomáticos do presidente [Donald Trump] para se reunir com qualquer pessoa em todo o mundo em busca da paz".
Donald Trump recentemente elogiu al-Sharaa, considerando que está a "fazer um ótimo trabalho " e que "muito progresso foi feito com a Síria" desde que os Estados Unidos aliviaram as sanções.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt