Duas toneladas de marijuana apreendidas em barracão da maior claque de São Paulo
Barracão é utilizado pela claque para os ensaios da sua escola de samba.
Quase duas toneladas de marijuana foram apreendidas pela Polícia Civil (equivalente à Polícia Judiciária) de São Paulo, no Brasil, num barracão pertencente à “Gaviões da Fiel”, a maior claque do Corinthians e de todos os clubes de futebol do estado paulista e a segunda maior do Brasil, só atrás da do Flamengo, do Rio de Janeiro. Dois homens, de 30 e 34 anos, foram detidos em flagrante quando descarregavam a droga de um veículo pesado.
O barracão, na Rua Cristina Tomás, no bairro do Bom Retiro, é utilizado pela claque para os ensaios da sua escola de samba e para a produção dos gigantescos carros alegóricos que desfilam no Carnaval de São Paulo. No entanto, ninguém ligado à claque “Gaviões da Fiel” ou à sua escola de samba estava no local.
Ednelson de Jesus Martins, o inspetor que comandou a operação de apreensão, adiantou, no entanto, que alguém ligado à claque ou à escola de samba poderá estar envolvido. Segundo aquele responsável, não há sinais de arrombamento nos grandes portões por onde os dois veículos pesados entraram no barracão, o que quer dizer que alguém com chave facilitou o acesso das viaturas e da droga.
A marijuana, exatamente 1930 quilos, chegou a São Paulo vinda do estado de Mato Grosso do Sul num camião, escondida num carregamento de soja. No momento da ação policial, os dois homens, ambos comerciantes e um deles tendo já respondido a processo por recetação, estavam a transferir o estupefaciente de um camião maior para outro mais pequeno.
Ainda de acordo com o inspetor, parte da droga ficaria na cidade de São Paulo, e a outra iria abastecer cidades da periferia, como Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Barueri. Os dois homens recusaram prestar qualquer declaração no momento da detenção, afirmando que só falariam na presença do juiz.
Em 28 de fevereiro, uma outra ação de combate ao tráfico, desta feita a cargo de agentes da Polícia Federal, levou à apreensão de droga num outro barracão de uma escola de samba ligada a um clube de futebol, nessa altura o Palmeiras, o eterno arqui-rival do Corinthians. No barracão da escola de samba da claque “Torcida Unificada do Palmeiras”, a polícia apreendeu então 300 quilos de cocaína e de crack, que também estavam a ser descarregados de um camião dentro de um barracão, e deteve seis pessoas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
