Elon Musk disponibiliza gratuitamente Starlink aos iranianos para terem acesso à Internet

Valor da subscrição ao serviço de Musk foi anulado no país.

13 de janeiro de 2026 às 20:01
Musk Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Elon Musk está a oferecer de forma gratuita o serviço Starlink no Irão como forma de restabelecer o acesso à internet, avança a Sky News citando a Bloomberg.

Segundo informações, o valor de subscrição do serviço no país foi anulado, para permitir o acesso a todos os iranianos com um receptor da empresa do multimilionário.

Pub

A medida surge após os apagões gerais de internet e de rede decretados pelo regime de Teerão para tentar dificultar a organização dos protestos que, desde o final do ano passado, tomaram conta do país.

Havia informações de que a utilização do Starlink nesta capacidade já estava a ser estudada por Donald Trump, de quem Musk tem sido um aliado mais ou menos próximo ao longo do último ano.

Pub

Segundo a imprensa internacional, os iranianos puderam esta terça-feira fazer chamadas telefónicas para fora do país pela primeira vez em vários dias, mas o acesso ao mundo exterior permanece altamente vedado.

Os protestos, que se têm intensificado nos últimos dias, já provocaram mais de duas mil mortes, de acordo com os dados mais recentes de agências humanitárias no terreno. O presidente norte-americano, já esta terça-feira, deixou uma mensagem nas suas redes sociais em que afirmava que a "ajuda" estava a caminho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar