Encontrado cão desaparecido após colisão entre comboios em Córdoba. Veja as imagens

Cão desaparecido após acidente ferroviário em Adamuz regressa a casa graças a voluntários e autoridades.

22 de janeiro de 2026 às 11:53
Partilhar

O cão chamado “Boro”, desaparecido na sequência do acidente ferroviário ocorrido no passado domingo em Adamuz, Córdoba, já regressou para a sua família, após vários dias de buscas levadas a cabo por voluntários e forças de segurança.

O animal pertence a Ana García, uma jovem de 26 anos que sobreviveu ao acidente, no qual a sua irmã ficou gravemente ferida, continuando internada nos cuidados intensivos. Após ter sido resgatada pelos bombeiros, Ana fez um apelo para que a ajudassem a encontrar o seu cão, que se perdeu no meio do caos provocado pelo acidente. “Os animais também são família”, afirmou, entre lágrimas, numa mensagem que rapidamente mobilizou dezenas de pessoas.

Pub

Voluntários de associações de proteção animal, membros do partido PACMA (partido político espanhol focado nos direitos dos animais e proteção ambiental) e habitantes locais juntaram-se às autoridades para procurar Boro nas zonas próximas da linha ferroviária e nas áreas rurais envolventes. 

Durante vários dias, os grupos percorreram campos, caminhos e propriedades agrícolas, questionaram trabalhadores locais e distribuíram cartazes com a fotografia do animal.

Pub

Na tarde de quarta-feira, agentes do Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) da Guarda Civil localizaram o cão numa herdade da região. No entanto, o animal, visivelmente assustado, conseguiu fugir. Só esta quinta-feira, graças à coordenação entre os agentes e voluntários com experiência em comportamento canino, foi possível capturar Boro em segurança e devolvê-lo à família.

Segundo um elemento da equipa de resgate, o sucesso da operação deveu-se ao trabalho conjunto e à persistência de todos os envolvidos. “Sabíamos a zona onde o cão se encontrava e, finalmente, conseguimos trazê-lo de volta”, afirmou.

Apesar de ainda estar a recuperar dos ferimentos sofridos no acidente, Ana García deslocou-se várias vezes a Adamuz para acompanhar as buscas, mesmo com a perna imobilizada.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar