Pelo menos três mortos em tiroteio em escola católica nos EUA
Todos os alunos foram retirados do edifício.
As equipas de emergência do estado de Minnesota, em Minneapolis, EUA, foram ativadas esta quarta-feira para um tiroteio na Escola Católica Annunciation. Há registo de três mortos e pelo menos outras 20 pessoas ficaram feridas.
As crianças que morreram tinham 8 e 10 anos, e a sua identidade não foi revelada.
Para o local foi acionado o Departamento de Detenção Criminal e a Patrulha Rodoviária de Minnesota. Todos os alunos foram retirados do edifício.
Em conferência de imprensa esta tarde, o chefe de polícia de Minneapolis, Brian O'Hara, adiantou que pelo menos 17 pessoas ficaram feridas. Catorze dos feridos são crianças e duas delas ainda se encontram em estado crítico.
O FBI já identificou o atirador, trata-se de Robin Westman, um jovem de 23 anos sem antecedentes criminais. Westman estava armado com uma espingarda, uma caçadeira e um pistola, que segundo O’Hara foram compradas de forma legal.
Segundo o diretor do FBI, Kash Patel, a agência estará a investigar o tiroteio como “um ato de terrorismo doméstico e crime de ódio contra católicos”.
No entanto, o chefe da polícia de Minneapolis, questionado sobre se o tiroteio tinha sido um crime de ódio, respondeu que as autoridades ainda não têm qualquer motivo para investigarem o incidente como tal. “Obviamente, estamos abertos a todas as possibilidades. Mas não temos nenhum motivo ou indício que sugira isso”, disse aos jornalistas.
O’Hara acrescentou ainda que o atirador tinha morrido devido a um ferimento de bala auto infligido nas traseiras da igreja.
A polícia ainda está a investigar um possível motivo.
O governador de Minnesota, Tim Walz, referiu ter sido "informado de um tiroteio na escola católica Annunciation" na manhã de quarta-feira e que "continuaria a fornecer atualizações à medida que recebesse mais informações", cita o The Guardian.
O presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu através da sua rede social Truth Social, classificando o incidente como "trágico, fazendo um apelo a que se juntem a ele "em oração por todos os envolvidos".
Este é já o quarto tiroteio nas últimas 24 horas em Minneapolis. Desde esta segunda-feira, três pessoas foram atingidas a tiro em três ataques distintos, acabando por morrer. Outras três pessoas sofreram ferimentos, de acordo com as autoridades locais norte-americanas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt