Dois cocktails molotov atirados para jardim do consulado russo em Marselha
Kremlin classifica incidente como ato de terrorismo.
Dois cocktails molotov foram atirados para o jardim do consulado russo, em Marselha em França, pouco antes das 8h00 desta segunda-feira (7h00 em Portugal).
Três garrafas de refrigerantes foram usadas como projéteis e atiradas para os jardins do consulado russo, mas apenas duas explodiram, segundo a polícia de Marselha citada pela agência Reuters. As autoridades continuam em averiguações para aferir o que estava dentro das garrafas.
O Kremlin garante que a Rússia está a pressionar a França para apertar as medidas de segurança no seguimento do incidente que Moscovo afirma parecer um ato de terrorismo.
"As explosões no território do Consulado-Geral da Rússia em Marselha têm todas as características de um ataque terrorista", classificou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.
Durante as diligências das autoridades, os funcionários do consulado permaneceram dentro do edifício por segurança.
A Polícia Municipal de Marselha isolou a área e foram mobilizados ao local o almirante do Batalhão de Bombeiros da Marinha de Marselha e o reforço de uma força policial nacional. As equipas anti-explosivos da polícia já terminaram as operações no local, mas as explosões continuarão a ser investigadas.
O incidente, que não provocou feridos, ocorreu no terceiro aniversário da invasão russa à Ucrânia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt