Fisco investiga Instituto Lula
Fisco quer saber se milhões injetados saíram da Petrobras.
A Receita Federal brasileira (Fisco) abriu uma investigação às contas do Instituto Lula, que representa o ex-presidente Lula da Silva desde que ele deixou o cargo, em dezembro de 2010. Em causa estão as generosas doações feitas ao instituto por construtoras envolvidas no megaescândalo de desvios na Petrobras.
Entre as maiores financiadoras da entidade estão as construtoras Odebrecht e Camargo Correa, que viram vários executivos serem presos na operação Lava Jato, que apura o desvio de milhares de milhões de euros da petrolífera através da sobrefaturação de contratos. O Fisco quer saber se os milhões injetados saíram da Petrobras através do esquema de corrupção.
O instituto foi intimado a entregar à receita, até final do ano, toda a documentação referente a essas doações, para confirmar se foram legais e declaradas pela entidade e pelas empresas e para saber o destino do dinheiro.
Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula e que já pediu a prorrogação do prazo, nega que a investigação aberta pelo Fisco seja um desdobramento da operação Lava Jato e que o ex-presidente seja suspeito de algo e garante ainda que se trata apenas de um ato rotineiro para confirmar se a entidade está a pagar corretamente os impostos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt