Físico português morto a tiro em Boston foi baleado em casa

Polícia ainda não deu informações sobre o que esteve na origem do tiroteio, nem avançou se há suspeitos. Nuno Loureiro tinha 47 anos.

16 de dezembro de 2025 às 16:43
Nuno Loureiro foi baleado na casa onde residia em Boston Foto: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Partilhar

O físico português Nuno Loureiro, 47 anos, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi baleado em casa na madrugada desta terça-feira, em Brookline, Massachusetts, e acabou por morrer. Era natural de Seia.

A polícia, segundo o jornal Brooklin News, ainda não informou se há algum suspeito, nem descreveu as circunstâncias em que ocorreu o tiroteio.

Pub

Segundo a mesma publicação, a polícia respondeu a uma chamada de disparos de tiros na rua onde Nuno Loureiro morava, e os socorristas levaram uma pessoa para o Hospital Beth Israel Deaconess em Boston. Nuno Loureiro foi encontrado baleado no 'hall' de entrada da sua casa.

1 / 1
FOTO: Direitos Reservados
A casa onde Nuno Loureiro residia e onde foi encontrado baleado no hall de entrada

“Uma vítima foi encontrada com múltiplos ferimentos de bala e foi transportada de ambulância para um hospital da região”, disse a polícia num comunicado.

Pub

Segundo o jornal 10 Boston, foi atingido três vezes e sofreu ainda um quarto ferimento de raspão.

O caso está a ser investigado pelos detetives da polícia de Brookline em conjunto com a polícia estadual de Massachusetts e pelo Ministério Público do Condado de Norfolk. "Esta é uma investigação de homicídio ativa e em andamento", afirmou o gabinete do procurador distrital do condado de Norfolk, Michael Morrissey, em comunicado.

Esta terça-feira, a polícia confirmou a identidade da vítima como sendo Nuno Loureiro, físico português e diretor do Centro de Ciência e Fusão de Plasma do MIT. Também nesta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, anunciou a morte numa sessão no Parlamento.

Pub

Um porta-voz do MIT também já reagiu à morte de Nuno Loureiro: "Os nossos mais profundos sentimentos estão com a família, alunos, colegas e todos aqueles que estão de luto. Estamos a realizar ações e conversas direcionadas dentro da nossa comunidade para oferecer apoio e suporte àqueles que conheceram o Prof. Loureiro."

John J. Arrigo, embaixador dos EUA em Portugal, deixou uma mensagem de pesar nas redes sociais: “Expresso as minhas mais profundas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Nuno Loureiro, que liderou o Centro de Ciência e Fusão de Plasma do MIT. Honramos a sua vida, a sua liderança na ciência e as suas contribuições duradouras.” 

Nuno Loureiro dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT desde maio de 2024.

Pub

Antigo aluno do Instituto Superior Técnico (IST), a investigação de Nuno Loureiro focava-se em física teórica e nas suas aplicações na fusão.

Numa entrevista ao site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 2017, onde fala da investigação na sua área, Nuno Loureiro admitiu estar impressionado com o que encontrou nos EUA: “Profissionalmente, estou completamente impressionado com o que é o MIT. Lemos sobre o instituto e falamos com algumas pessoas, mas antes de vivenciá-lo acho que ninguém entende que lugar é este. É fascinante estar aqui junto de tantas pessoas incríveis. É inspirador."

Segundo a página do MIT na internet, Nuno Loureiro tinha "um interesse ativo em vários aspetos fundamentais da dinâmica do plasma magnetizado, tais como reconexão magnética, geração e amplificação de campos magnéticos, confinamento e transporte em plasmas de fusão e turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar