Força Aérea dos EUA toma medidas disciplinares contra 15 funcionários após divulgação de informações militares confidenciais

Em causa está a divulgação, alegadamente feita por Jack Teixeira, de documentos confidenciais num grupo de jogadores na aplicação de mensagens Discord.

11 de dezembro de 2023 às 15:31
Jack Teixeira Foto: Reuters
Partilhar

A Força Aérea dos Estados Unidos tomou medidas disciplinares contra 15 trabalhadores devido à fuga de informações militares confidenciais alegadamente feita pelo militar da Guarda Nacional Aérea Jack Teixeira, informou o exército esta segunda-feira, segundo a Reuters.

"As ações vão desde a exoneração do pessoal dos cargos, incluindo cargos de comando, até à punição não judicial ao abrigo do artigo 15º do Código Uniforme de Justiça Militar", refere um comunicado da Força Aérea.

Pub

Os promotores dizem que Teixeira divulgou documentos confidenciais para um grupo de jogadores na aplicação de mensagens Discord. A fuga é considerada a mais grave violação da segurança nacional dos EUA desde que mais de 700 mil documentos, vídeos e telegramas diplomáticos apareceram no site WikiLeaks em 2010.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar