Funcionário do Palácio do Eliseu detido pelo roubo de pratas e porcelanas que colocava à venda na Vinted

Foram encontrados utensílios à venda na conta online do suspeito, assim como objetos na residência do mordomo e carro pessoal. Peças estão avaliadas em 40 mil euros.

21 de dezembro de 2025 às 18:39
Utensílios expostos para jantares oficiais no Palácio do Eliseu, em Paris Foto: Christophe Ena/AP
Partilhar

Um mordomo do Palácio do Eliseu, em Paris, foi detido pelas autoridades após roubar utensílios e loiças de mesa avaliadas em cerca de 40 mil euros, de acordo com o Ministério Público francês. Os objetos de prata e porcelana, entre os quais estão peças históricas de valor, terão sido colocados à venda em plataformas online como a Vinted, avança o The Guardian. Foram ainda detidos dois cúmplices. 

Entre os itens roubados estão várias peças provenientes da Fábrica de Sèvres, uma oficina de porcelana detida pelo Estado francês desde 1759. Os objetos já foram devolvidos ao Palácio, refere a procuradora francesa.

Pub

Os contornos da investigação indicam que o suspeito, responsável pela gestão e conservação da prataria presidencial, mantinha uma relação com um gerente de uma empresa especializada na venda online. Na sua conta da Vinted, o homem terá publicado um prato com a inscrição "Força Aérea Francesa", assim como cinzeiros de "Manufatura de Sèvres", não disponíveis ao público geral, referem as autoridades francesas. As autoridades recuperaram mais de 100 peças na casa do suspeito, assim como no carro pessoal do funcionário, incluindo uma peça de René Lalique, taças de champanhe Baccarat e panelas de cobre, aponta o jornal norte-americano. 

Registos de inventários do funcionário deram o alerta para que o suspeito pudesse estar a planear os roubos, de acordo com o Ministério Público francês. 

O funcionários e os dois cúmplices foram presentes a Tribunal a 18 de dezembro, estando o julgamento marcado para 28 de fevereiro. Os três estão proibidos de contactar entre si, assim como de frequentar locais de venda e de exercer atividades profissionais, refere a Associated Press.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar