Fundador do Wikileaks Julian Assange detido após sete anos refugiado
Equador anulou o asilo e a polícia britânica foi autorizada a entrar na embaixada onde estava refugiado desde 2012.
Após quase sete anos de refúgio na embaixada do Equador, em Londres, o fundador do WikiLeaks foi esta quinta-feira expulso e detido. A polícia britânica retirou Julian Assange do edifício à força, depois de o Equador anular o direito de asilo.
Agora, como ele mesmo havia previsto, enfrenta um pedido de extradição dos EUA, onde pode ser condenado a cinco anos de cadeia por revelação de informações secretas fornecidas pela antiga analista do Exército norte-americano, Chelsea Manning.
"Isto é ilegal, eu não saio daqui". Foi com estes gritos e com o máximo de resistência da parte de Assange que a polícia realizou a detenção, em cumprimento de uma ordem de captura para responder por abusos sexuais na Suécia. Apesar de esse país ter desistido do caso em 2017, as autoridades britânicas alegam que, ao pedir asilo, violou a liberdade condicional que lhe foi imposta em 2010.
O Departamento de Estado norte-americano afirmou, contudo, que a detenção foi realizada ao abrigo de um tratado de extradição.
Após a captura, Assange, de 47 anos, foi presente a tribunal e afirmou-se inocente de fuga à Justiça, apesar de ter violado a ordem de 2012 para se apresentar às autoridades para ser extraditado para a Suécia. O juiz deu-o como culpado e remeteu-o para outro tribunal, que poderá condená-lo a 12 meses de cadeia.
Trump afirma desconhecer o WikiLeaks
Após a detenção, o presidente dos EUA afirmou "não saber nada" sobre Assange nem sobre o WikiLeaks. A afirmação é estranha, tendo em conta que durante a campanha presidencial Donald Trump referiu dezenas de vezes o site, que o terá mesmo ajudado ao revelar, em 2016, emails de Hillary Clinton, rival democrata na corrida à presidência. Após a revelação dos emails, Trump disse mesmo: "Adoro o WikiLeaks."
DATAS CRUCIAIS
Mandado 18/11/2010
Polícia sueca emite um mandado de captura internacional para questionar Assange sobre suspeitas de violação.
Apelo 02/11/2011
Asilo 19/06/2012
ONU 05/02/2016
Tensão 28/03/2018
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt