Governo de Mariano Rajoy à beira do fim

Nacionalistas bascos e separatistas catalães dão maioria a moção de censura socialista.

01 de junho de 2018 às 01:30
Rajoy recebeu o aplauso da bancada do PP na sessão de debate da moção de censura que hoje deverá derrubá-lo Foto: Reuters
Mariano Rajoy
Mariano Rajoy Foto: Reuters
Mariano Rajoy Foto: Reuters

1/4

Partilhar

O governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy está à beira de cair. O Partido Nacionalista Basco (PNV), e os partidos separatistas catalães com assento parlamentar, manifestaram-se ontem favoráveis à moção de censura do Partido Socialista espanhol (PSOE), garantindo a maioria de 176 deputados necessária para derrubar o executivo do Partido Popular (PP).

Declararam apoio à moção do PSOE o Unidos Podemos, o Compromís, o PNV e os partidos separatistas catalães ERC e PDeCAT. Apesar de até ao momento da votação de hoje poder haver surpresas, o PNV terá sido conquistado pela promessa de manter o orçamento já aprovado pelo PP, que contém grandes benefícios para o País Basco.

Pub

Quanto aos catalães, foram convencidos pela promessa do líder socialista, Pedro Sánchez, de abrir negociações sobre a independência da Catalunha.

Este facto mereceu críticas, tanto de Rajoy, que acusa Sánchez de querer governar a qualquer preço, como de Albert Rivera. O líder do Cidadãos frisou que apoia o fim do governo do PP, "liquidado" pelas malhas de corrupção desvendadas no caso Gürtel.

Pub

Mas Rivera nega apoio a Sánchez porque este aceita governar "com os que querem dividir a Espanha".

PORMENORES 

Iglesias desafia Sánchez

Pub

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, confirmou o apoio a Sánchez mas criticou-o por não ter usado o seu discurso no debate de ontem da moção de censura para apresentar "um programa de governo" e para mostrar que é mais do que "um mal menor".

Demissão recusada

O PP anunciou que Mariano Rajoy não se demitirá antes da votação da moção de censura. Essa possibilidade foi avançada logo que a moção ganhou apoios, pois uma demissão forçaria um novo processo de investidura no Parlamento de que poderia resultar um novo governo do PP.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar