"Há uma oportunidade para libertar o povo sírio": Joe Biden reage ao fim do regime de Bashar al-Assad
Presidente dos EUA considerou que "nem Rússia nem o Irão conseguiram defender o governo de terror".
Joe Biden, presidente dos EUA, reagiu este domingo ao fim do regime de Bashar al-Assad, um dia que classifica como "histórico". Joe Biden pede ainda sabedoria e determinação para o povo sírio, classificando os próximos dias como determinantes para o futuro da Síria.
"Todas as forças que protegiam Assad falharam. Nem Rússia nem o Irão conseguiram defender este governo de terror", disse.
"Temos de proteger o Médio Oriente. Há uma oportunidade para libertar o povo sírio", acrescentou.
O Presidente dos EUA atribuiu ainda a queda do regime do Presidente sírio Bashar al-Assad à fragilidade dos países que o apoiavam, nomeadamente o Irão e a Rússia, incapazes de protegerem o seu aliado.
Classificando este colapso do regime na Síria como um "ato de justiça", Biden admitiu, contudo, que este é também um "momento de risco e incerteza", lembrando que alguns dos rebeldes têm um perigoso histórico de terrorismo.
Numa comunicação a partir da Casa Branca, Biden disse que a queda do regime sírio é uma prova de que Moscovo está a perder influência no Médio Oriente.
Recorde-se que o presidente sírio Bashar al-Assad fugiu do país depois dos rebeldes terem chegado a Damasco, a capital da Síria. A Rússia concedeu, este domingo, asilo a Assad e à família em Moscovo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt