Homem detido por suspeita de homicídio involuntário na colisão entre petroleiro americano e cargueiro
Detenção ocorre após a conclusão das operações de busca pelo membro desaparecido da tripulação do Solong.
O comandante do navio porta-contentores, de 59 anos, foi detido, esta terça-feira, por suspeita de homicídio involuntário por negligência grave na colisão, esta segunda-feira, entre um petroleiro americano que transportava combustível de avião, e um navio de carga, ao largo da costa nordeste de Inglaterra.
Num comunicado, a empresa de navegação alemã Ernst Russ declarou que "o comandante do porta-contentores Solong foi detido pela polícia de Humberside", no nordeste de Inglaterra, e que "o comandante e toda [a sua] equipa estão a participar ativamente nas investigações".
"Após investigações realizadas pela equipa prendemos um homem, de 59 anos, sob suspeita de homicídio involuntário por negligência grave em conexão com a colisão", avançou o superintendente Craig Nicholson da polícia de Humberside à Sky News.
Num comunicado divulgado esta tarde no site de internet da polícia de Humberside, é tornado público que a investigação criminal decorre em paralelo com as diligências realizadas pela Autoridade Marítima local. O comunicado não refere a qual das embarcações pertence o detido. Apenas que o mesmo se vai manter sob custódia, enquanto não for traçado todo o filme da colisão violenta entre as duas embarcações.
Horas antes, o Governo britânico tinha afastado o cenário de atividade criminosa como causa da colisão dos navios.
Um porta-voz do primeiro-ministro Keir Starmer rejeitara a possibilidade de atividade criminosa, dizendo que não havia "nenhuma razão para acreditar" neste momento que o ataque fosse desta natureza.
Estiveram em curso operações de busca pelo membro desaparecido da tripulação do Solong, o cargueiro, no entanto, foram concluídas sem sucesso e as autoridades deram o tripulante como morto.
"A nossa hipótese de trabalho é que, infelizmente, o marinheiro está morto", informou o governante, Mike Kane, em declarações a deputados britânicos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt