Houston ordena saída de milhares de pessoas
Pressão das águas das inundações vai forçar abertura de reservatórios, o que fará subir o nível das águas em áreas do oeste da cidade texana, afetando mais de quatro mil residências.
O mayor de Houston, uma das cidades mais castigadas pela tempestade tropical Harvey, emitiu este domingo uma ordem de evacuação obrigatória das áreas da cidade mais atingidas pelas cheias. A ordem afeta milhares de pessoas e surge quando dezenas de famílias começam a regressar a casa noutras áreas para se verem confrontadas com a dimensão dos estragos.
Sylvester Turner alertou que as pessoas devem dar prioridade à segurança pessoal e devem partir, pois a pressão das cheias vai forçar a abertura de reservatórios, o que agravará as inundações, que atingem já mais de quatro mil residências em bairros do oeste de Houston. Turner lembrou ainda que quem ficar estará a colocar em risco as suas vidas e as das equipas de resgate que serão chamadas em caso de emergência.
No resto da cidade, as operações de limpeza estão já em curso e vão revelando a dimensão da tragédia, quer em estragos, quer em vidas humanas. A contagem de vítimas está em 47, mas, segundo as autoridades, há muitas pessoas por localizar.
O presidente dos EUA, Donald Trump, visitou Houston no sábado e prometeu mais de seis mil milhões de euros de ajuda para as vítimas da tempestade. Até ao momento, há já mais de 400 mil famílias que requereram apoios do fundo de emergência que vai ser subsidiado pela Casa Branca.
Cheias na Ásia matam mais de mil pessoas
As chuvas torrenciais que atingem o sul da Ásia causaram derrocadas e inundações que já fizeram pelo menos 1400 mortos e afetaram mais de 40 milhões de pessoas.
No Bangladesh, cerca de 700 mil casas foram arrasadas pelas inundações, havendo mais de 100 mil pessoas a viver em refúgios. Outros países atingidos pelas inundações arrasadoras são a Índia e o Nepal, onde localidades inteiras foram varridas pelas águas. A intempérie está a deslocar-se para leste, devendo atingir o Paquistão nos próximos dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt