Hungria expulsou quase cinco mil refugiados desde janeiro
Informação avançada pela polícia húngara.
A Hungria expulsou, desde o início do ano, quase cinco mil refugiados, sobretudo casos que não pediram asilo no país ou cujos pedidos foram recusados, informou esta quarta-feira a polícia húngara.
"Este ano, as autoridades expulsaram entre quatro e cinco mil refugiados", explicou Laszlo Balaza, diretor de defesa de fronteira da direção-geral da polícia húngara, de acordo com a agência noticiosa húngara MTI.
De acordo com a polícia, desde janeiro chegaram à Hungria 172.821 refugiados, que cruzaram a fronteira a partir da Sérvia.
As autoridades húngaras indicaram que, no mesmo período, foram registados 160.275 pedidos de asilo de refugiados, oriundos na maioria de países em conflito como a Síria e Afeganistão.
De acordo com a agência noticiosa espanhola EFE, que cita vários testemunhos, os refugiados receiam ser identificados pela polícia húngara, já que isso pode significar voltarem à Hungria, caso a entrada seja recusada em outro país da UE.
A lei estabelece que cabe ao primeiro país comunitário a registar a entrada avaliar os pedidos de asilo e receber os refugiados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt