Moçambique corre riscos de surtos de cólera e outras doenças infecciosas
"Nós estamos a preparar-nos para que surjam doenças que se transmitem pela água", disse o porta-voz da Organização Mundial de Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse esta sexta-feira que está a preparar-se para enfrentar prováveis surtos de cólera e outras doenças infecciosas, bem como de sarampo, em extensas zonas do sudeste de África afetadas pelo ciclone Idai, em particular em Moçambique.
"Nós estamos a preparar-nos para que surjam doenças que se transmitem pela água, como a diarreia e a cólera", disse o porta-voz da organização Christian Lindmeier.
As previsões da OMS apontam ainda para um aumento dos casos de malária e de doenças respiratórias.
UE já recebeu ofertas de assistência a Moçambique de sete Estados-membros
Na sequência de um pedido de ajuda de Moçambique, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado e, "numa resposta imediata, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão já recebeu ofertas de assistência por parte da Alemanha, Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido, através do mecanismo", indica esta sexta-feira a Comissão Europeia.
O executivo comunitário precisa que "a assistência oferecida inclui equipamento de purificação de água, equipas de emergência médica, equipamentos de abrigo e tendas, 'kits' de higiene, alimentação, colchões e telecomunicações por satélite para trabalhadores humanitários no terreno".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt