"Imparável" míssil nuclear de Putin visto pela primeira vez. Oreshnik pode atingir Londres em menos de 10 minutos
Moscovo garante que o míssil conseguiria atingir Londres "em oito minutos".
O "imparável" míssil nuclear Oreshnik russo foi visto pela primeira vez, esta segunda-feira, quando foi colocado numa operação de combate na Bielorússia. Moscovo garante que o míssil conseguiria atingir Londres "em oito minutos" a partir deste local.
"É assim o ritual de implantação do sistema de mísseis Oreshnik", afirmou o ministro da Defesa bielorrusso. "A divisão de mísseis de Oreshnik começou as missões de patrulha em combate em áreas designadas no nosso país", informou ainda, segundo o jornal Mirror.
O sistema, que se mantém sob o controlo de Vladimir Putin, "é capaz de atingir alvos até cinco mil quilómetros de distância e está equipado com ogivas convencionais e especiais". A arma "pode ser lançada a partir de qualquer ponto da rota de patrulha de combate".
"O Oreshnik não é uma arma com a qual queremos atacar, por exemplo, o Reino Unido ou a Alemanha", explicou o especialista da academia militar da Bielorrússia, Andrey Bogodel. No entanto, prova que Moscovo e Minsk irão defender-se "com unhas e dentes". "Acima de tudo, vamos proteger a nossa paz desta forma. De uma forma que nos permite dizer que é melhor não se meterem connosco", disse ainda.
A instalação do Oreshnik na Bielorrússia, perto da União Europeia e dos estados da NATO, foi feita a 19 de dezembro, mas agora está em "missão de combate". Segundo fontes russas, todas as capitais europeias estão ao alcance deste sistema de mísseis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt