Irão rejeita apelos europeus à contenção contra Israel
França, Alemanha e Reino Unido tinham exortado na segunda-feira o regime de Teerão a "abster-se de lançar ataques suscetíveis de provocar uma nova escalada na região".
O Irão rejeitou esta terça-feira os apelos à contenção feitos por vários países europeus, afirmando que tem o "direito legal" de retaliar contra Israel pela "violação da sua soberania e integridade territorial" no assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh. França, Alemanha e Reino Unido tinham exortado na segunda-feira o regime de Teerão a "abster-se de lançar ataques suscetíveis de provocar uma nova escalada na região", mas o apelo foi sumariamente rejeitado pelo MNE iraniano por "não ter qualquer lógica política e ser contrário aos princípios da Lei Internacional".
A Reuters avançou, entretanto, que só um cessar-fogo em Gaza poderá travar ou suavizar a retaliação iraniana. Segundo fontes iranianas citadas pela agência, o regime de Teerão poderá esperar pelo resultado da próxima ronda negocial, que vai decorrer esta quinta-feira, e só lançará o ataque se as conversações fracassarem ou entender que Israel está a arrastar deliberadamente
as negociações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt