Israel reconhece Somalilândia
Gabinete de Netanyahu explicou que Israel se comprometeu a colaborar com a Somalilândia nas áreas da agricultura, saúde, tecnologia e economia.
Esta sexta-feira, Israel tornou-se o primeiro estado-membro da ONU a reconhecer a Somalilândia como um Estado independente e soberano, anunciou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, citado pelo Jerusalem Post.
Após a assinatura da declaração conjunta, Netanyahu felicitou o presidente da Somalilândia, Abdirahman Mohamed Abdillahi, destacando a sua capacidade de liderança e compromisso com a segurança, estabilidade e paz.
De acordo com o primeiro-ministro israelita, a declaração "está em consonância com o espírito dos Acordos de Abraão, assinados por iniciativa do Presidente Trump". Netanyahu convidou Abdirahman Mohamed Abdillahi para uma visita oficial a Israel.
O presidente da Somalilândia reconheceu os esforços de Benjamin Netanyahu para combater o terrorismo e alcançar a paz regional. Israel comprometeu-se a colaborar com a Somalilândia nas áreas da agricultura, saúde, tecnologia e economia.
Após a decisão de Israel, o Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou uma reunião de emergência na próxima segunda-feira. A sessão será realizada a pedido da Somália.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt