Jovem de 13 anos morre após professor o obrigar a fazer 100 agachamentos
Castigo fatal deveu-se a três dias de faltas por doença e trabalhos de casa por fazer.
Um jovem tailandês de 13 anos morreu após ter sido castigado por um professor e obrigado a fazer 100 agachamentos.
Potay Suriyawt Jiwakanon tinha estado doente, com um problema de estômago, e faltou três dias às aulas na escola pública de Thawaranukun. Quando voltou, com atestado médico e justificação, e porque não tinha feito os trabalhos de casa, foi castigado de forma severa pelo professor.
Após fazer os exercícios o jovem começou a sentir-se mal e, no dia seguinte, voltou a ficar doente. Ficou aos cuidados do irmão mais velho enquanto os pais foram trabalhar e entrou em falência cardíaca, acabando por morrer, devido ao esforço feito no castigo.
Os pais ficaram em choque ao encontrarem o adolescente morto. Chamaram os serviços de emergência, mas já nada havia a fazer e o óbito foi declarado no local.
O caso, ocorrido na semana passada, só esta terça-feira deu lugar a um pedido de desculpas da direção da escola, que contactou os pais e assumiu reponsabilidade pela tragédia.
A escola assegura que o professor em questão já foi suspenso e será suspeito a um processo disciplinar. As autoridades também estão a investigar o caso e irão interrogar o docente.
A escola vai pagar uma indemnização e vão suportar os custos do funera. Quero que as pessoas conheçam este caso, para que sirva de exemplo a outros professores, para que não castiguem os alunos tão severamente, como fizeram ao meu sobrinho, conta à imprensa local Pramot Eiamsukai, tio da criança.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt