Jovens resgatados na Tailândia impedidos de comer os seus pratos favoritos

Médicos alertam para a possibilidade de as crianças poderem contrair doenças mortais caso não tenham uma alimentação cuidada.

11 de julho de 2018 às 15:12
Crianças estão retidas em gruta na Tailândia Foto: Reuters
Crianças estão retidas em gruta na Tailândia Foto: Reuters
2018-07-09_11_31_51 Tailândia mergulhadores.jpg
gruta, tailândia, resgate, crianças

1/4

Partilhar

A operação de resgate em Chuang Rai, na Tailândia, terminou com sucesso e todos os jovens foram resgatados, mas no hospital ainda existem vários cuidados a ter para que a condição de saúde dos rapazes não se deteriore. A alimentação dos 12 miúdos e do treinador tem várias restrições neste momento.

Os médicos alertaram os jovens resgatados da caverna e as famílias para o facto de uma alimentação descuidada poder resultar na morte das crianças. Foi-lhes também negada a possibilidade de comerem as refeições que tinham pedido aos pais através de carta.

Pub

As famílias foram alertadas para o facto de as crianças só poderem comer alimentos com poucas calorias para prevenir o aparecimento da síndrome de "re-feeding".

Este síndrome é potencialmente mortal e ocorre quando uma pessoa que tenha passado fome durante algum tempo ingira demasiadas calorias rapidamente.

Pub

A médica Jennifer Chuang, especialista em tratar pacientes com problemas de nutrição, afirma que "o metabolismo muda muito devido a uma exposição tão longa à fome e o corpo deixa de utilizar os carboidratos para produzir energia, começando a utilizar proteínas e glicogénio."

Caso os médicos aceitassem dar às crianças as refeições que tinham pedido, "os corações dos rapazes poderiam parar", afirma Jennifer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar