Julgamento de Jair Bolsonaro suspenso. Vai ser retomado na terça-feira
Acusação aponta ao ex-presidente brasileiro culpa por crimes eleitorais e tentativa de golpe de Estado.
O Tribunal Eleitoral Supremo do Brasil suspendeu o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Será retomado na Terça-feira, avança a Reuters.
Na ação, corroborada pelo Ministério Público Eleitoral, argumenta-se que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião que o então chefe de Estado brasileiro organizou, em plena campanha eleitoral, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, casa oficial do Presidente em Brasília, no dia 18 de julho de 2022.
O advogado que representa a acusação no julgamento que pode custar ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro os seus direitos políticos, disse esta quinta-feira que deve ser considerado culpado de crimes eleitorais e de tentativa de golpe de Estado.
"Ataques sistémicos à democracia, principalmente aos ministros. Que cena triste da nossa história. A esta Corte e ao STF [Supremo Tribunal Federal]. Tentativa nítida de golpe militar, de golpe de Estado", afirmou o advogado Walber Agra, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral.
Agora, em nome do Partido Democrático Trabalhista, autor da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), argumentou na primeira audiência que o ex-presidente "atacou sistematicamente" tanto o tribunal como a própria democracia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt