Lava Jato: buscas na Odebrecht

Polícia Federal inicía 26.º fase de investigação de corrupção.

22 de março de 2016 às 12:12
Odebrecht, Lava Jato, Brasil Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Partilhar

A Polícia Federal (PF) do Brasil iniciou hoje a 26.ª fase da Lava Jato, uma operação policial que investiga os casos de corrupção na Petrobras há mais de dois anos.

Batizada de Xepa, a ação mobiliza perto de 380 polícias federais desde o início da manhã, que estão a investigar a estrutura interna da Odebrecht, uma das principais construtoras do país, envolvida no esquema de pagamento de subornos que operava dentro da Petrobras.

Pub

Desdobramento de uma fase anterior apelidada de "acarajé", a ação foi autorizada após a análise do material apreendido em que se descobriu indícios de que a Odebrecht mantinha um esquema de contabilidade paralela para pagar subornos.

Segundo nota da Polícia Federal, existem fortes indícios de que a empresa "utilizou operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos".

Pub

As sedes da construtora Odebrecht na Bahia, no Distrito Federal e em São Paulo estão a ser alvos de buscas desde o início da manhã.

Ao todo, os agentes estão a cumprir 110 ordens judiciais no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Santa Catarina e Pernambuco.

Destas ordens judiciais, 67 são mandados de busca e apreensão, 28 de condução coercitiva, 11 de prisão temporária e 4 de prisão preventiva.

Pub

Os presos serão levados para Curitiba, onde fica a equipa de investigação da operação Lava Jato. Foram detidos sob as acusações de praticar crimes de branqueamento de capitais, corrupção e evasão de divisas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar