Líder supremo do Irão ameaça afundar porta-aviões dos EUA no meio de negociações sobre programa nuclear
Declarações de Ali Khamenei surgem em resposta às ameaças da administração Trump, no dia de nova ronda negocial em Genebra.
No meio de negociações com Washington, o líder supremo do Irão voltou a ameaçar a administração norte-americana, que acusa de querer derrubar o regime islâmico. Num discurso em Teerão, o ayatollah Ali Khamenei ameaçou mesmo afundar o porta-aviões norte-americano no Golfo Pérsico.
"O presidente dos EUA diz que o Exército deles é o mais forte do mundo, mas o Exército mais forte do mundo às vezes pode levar um golpe tão forte que não se consegue levantar", afirmou, antes de concretizar: "Mais perigoso que o porta-aviões deles é a arma que o pode enviar para o fundo do mar", disse citado pelo portal Middle East Monitor.
As declarações de Ali Khamenei surgem numa altura em que Washington e Teerão retomam as negociações sobre o programa nuclear iraniano, em Genebra. A antecâmara das conversações tem sido palco de acusações e ameaças de parte a parte, num clima de tensão entre os dois países.
Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, seria colocado na região caso as conversações entre os dois países falhassem. "Se não houver acordo, vamos precisar dele".
No seu discurso, Khamenei afirmou que tudo está aberto nas negociações, considerando que querer decidir o seu rumo antes destas terem lugar "é errado e tolo". A reação surge após declarações de Donald Trump, que afirmou que os iranianos devem fazer um acordo, a fim de evitar potenciais consequências.
A nova ronda de negociações entre norte-americanos e iranianos arranca esta terça-feira e tem mediação de Omã. As delegações são lideradas, no lado norte-americano, por Steve Witkoff, homem forte da diplomacia de Trump que também tem a seu cargo a pasta da guerra na Ucrânia, e do lado iraniano, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt